Mobilização Solidária dos Alunos da Academia Carioca

Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº - Pedra de Guaratiba - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23025-110 | ☎ Telefone: (21) 3404-7799
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Diretor: José Carlos Dias Bicaco | CNES 2270277 - ESF: 06 | ESB: 03
Os Alunos da Academia Carioca da Saúde, do CMS Dr. Alvimar de Carvalho e das Clínicas da Família Hans Jurgen Fernando Dohmann e Alkindar Soares Pereira Filho, desfilaram na Pré-Parada de 7 de setembro que aconteceu dia 4 deste mês em Pedra de Guaratiba, Estrada da Matriz, houve a participação das escolas da região, além da presença da população.
O pequeno trecho percorrido pelos alunos serviu de um breve aquecimento aos exercícios praticados diariamente e integrou ainda mais os alunos
Aconteceu em grande estilo, nesta quarta-feira 29 de agosto, o primeiro grupo de auto ajuda para os pacientes com hanseníase na nossa unidade de saúde. O sucesso foi garantido, com a participação de pacientes em tratamento, pós-tratamento e familiares. Nosso próximo encontro será no dia 26 de setembro e aberto a todos os interessados.
A hanseníase é considerada um grave problema de saúde pública porque pode levar a incapacidade física, gerando problemas psicossocial a seus portadores/família e o grupo de auto ajuda pode ser uma parceria importante para amenizar este sofrimento e melhorar a compreensão da equipe a lidar com essa situação.
O Técnico de Enfermagem, Roberto, reuniu os Alunos da Academia Carioca e conversou sobre Acidentes Domésticos. As informações as vezes muito simples, porém eficazes, podem ajudar a salvar uma vida e evitar problemas na terceira idade. A ideia foi proposta pelo próprio Roberto e teve adesão de todos.
Saiba mais sobre Acidentes Domésticos:
Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do País ocorre com pessoas com mais de 60 anos. E o mais espantoso é que cerca de 75% dessas lesões acontecem dentro de casa, sendo que 34% das quedas provocam algum tipo de fratura. A maior parte desses acidentes (46%) acontece no trajeto entre o banheiro e o quarto, principalmente à noite. Há ainda a agravante de que a recuperação do idoso é mais difícil, e durante a convalescença ele fica sujeito a desenvolver doenças pulmonares e problemas nas articulações. A boa notícia é que a prevenção é simples e implica apenas a mudança de alguns hábitos.
Medidas preventivas na organização da casa, disposição dos móveis e utensílios estão entre os cuidados que podem evitar que os pequenos se envolvam em problemas.
Causas mais freqüentes
*Andar sobre pisos molhados, úmidos ou encerados.
*Andar só de meias ou usar chinelos e sapatos mal ajustados.
*Móveis no meio do caminho (gavetas abertas, por exemplo), principalmente entre o quarto e o banheiro.
*Escadas com degraus de tamanhos diferentes.
*Tapetes nos quartos, banheiros e em outros cômodos da casa.
*Pouca iluminação nos ambientes.
*Tontura ao levantar-se.
*Visão alterada pela idade.
*Perda do equilíbrio, muitas vezes causada por remédios.
*Enfraquecimento dos ossos e dos músculos do idoso.
*Soleiras das portas não niveladas com o chão.
*Colocar-se em pé em cima de um banco ou cadeira.
Terceira idade precisa de casa apropriada
Conheça modificações que facilitam a vida dos idosos em suas residências. Quando a idade chega, certas ações se tornam um pouco mais difíceis, como subir e descer a escada ou preparar as refeições. No entanto o ambiente doméstico pode ficar mais conveniente ao idoso com alterações específicas na construção e na decoração. Elas começam na planta, com uso restrito de desníveis e escadas, passam pelo acabamento e terminam na escolha dos móveis. Na pintura, por exemplo, a opção por cores fortes ou sinalizações no chão pode minimizar possíveis deficiências de visão...
Postado por: Equipe Estação OTICS - Pedra de Guaratiba
Rio de Janeiro 27 de agosto de 2012
Fonte: http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/artigos/artigo936.htm
Hoje não se discute mais a participação do futuro pai no pré-natal da mulher grávida;
É recomendável sempre que possível, acariciar o abdômen da mulher, dizer palavras doces e meigas no sentido de procurar uma comunicação física com o feto que está sendo gerado, transmitindo todo o seu carinho e afeto para o filho que deverá chegar em breve.
Esteja convicto que o feto esta recebendo esta comunicação e emoção transmitida. A parede do abdômen e do útero não são obstáculos para este acesso, pois está provado que o feto percebe sons, temperatura, luz e movimentos que ocorrem na parte externa próxima à parede abdominal da grávida, portanto o diálogo da mãe ou do pai com o futuro bebê é totalmente viável.
Nas Palestras de Atenção Primária, ministrada pela enfermeira Cremilda, voltada para as gestantes, é cada vez mais comum presenciarmos a presença do pai, que também é um dos interessados na saúde de seu filho, a participação é sempre muito importante nessa hora onde a mulher também pode vir a se sentir mais fragilizada.
Rio de Janeiro 21 de agosto de 2012.
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/a-importancia-do-pai-no-pre-natal/
Em nosso auditório a Enfermeira Inês, desenvolveu com seus pacientes, a palestra de atenção primária sobre Hipertensão e Diabetes. As informações são passadas em vídeo, possibilitando uma dinâmica maior e depois através de conversa com a palestrante onde há retirada de quaisquer dúvidas.
Saiba mais sobre a Diabetes:
O Diabetes Melitus configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimento da população, a urbanização crescente, o sedentarismo, dietas pouco saudáveis e a obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento da prevalência do Diabetes. As consequências humanas, sociais e econômicas do diabetes são devastadoras para o mundo. O grande impacto econômico da doença ocorre notadamente nos serviços de saúde, como consequência dos crescentes custos do tratamento e, sobretudo das complicações, como a doença cardiovascular, diálise por insuficiência renal crônica e as cirurgias para amputações de membros inferiores.
No Brasil, o Diabetes e a Hipertensão constituem a primeira causa de hospitalizações no sistema público de saúde.
Nesta 3ª feira, dia 24 de julho de 2012, o CMS Dr. Alvimar de Carvalho esteve presente na EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Com o objetivo de divulgar saúde aos funcionários, houve: Vacinação; Informações sobre Tabagismo (com Assistente Social – Carla Utrini, Farmacêutica: Rita de Oliveira), DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis (com Enfermeira Graça) e Palestra com o médico Dr. Jury que falou sobre Diabetes, desmistificando os mitos e verdades desta doença.
As Clínicas da Família são um marco que representa a reforma da Atenção Primária no município do Rio de Janeiro.
O modelo tem como objetivo focar nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças.
Desde a implantação do modelo, a cobertura de Saúde da Família na cidade passou de 3,5%, em janeiro de 2009, para 47,9% até março de 2015.
Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas
Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº - Pedra de Guaratiba
De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h
(21)3404-7799
Copyright 2015 CMS Dr. Alvimar de Carvalho | Designed By Templateclue