

Dez Recomendações que contribuem para tornar a unidade de saúde parceira do pai
Promova junto à equipe a reflexão sobre temas relacionados às masculinidades, cuidado paterno e metodologias para trabalho com homens.
Acolha os homens, valorizando sua capacidade, escutando suas demandas e sugestões, oferecendo apoio nas situações difíceis e incentivando-os a cuidar da própria saúde.
Inclua os homens e pais nas rotinas dos serviços e convide-os para as consultas, exames e atividades de grupo relacionadas ao cuidado com seus filhos e parceiras, tais como contracepção, tiG e acompanhamento pediátrico.
Proponha adaptações no ambiente de modo a favorecer a presença dos homens, tais como cadeiras, camas, banheiros masculinos, divisórias, cartazes e revistas.
Ofereça horários alternativos, tais como sábados e terceiro turno, para consultas, atividades de grupo e visitas às enfermarias, a fim de facilitar a presença dos pais que trabalham.
Dê visibilidade ao tema do cuidado paterno, incluindo-o nas diferentes atividades educativas realizadas pela unidade, como: contracepção, pré-natal, aleitamento, grupos de adolescentes, pais e idosos.
Estabeleça parcerias com a comunidade para fortalecer a rede de apoio social.
Incentive a participação dos pais no pré-natal, parto e pósparto e dê a eles tarefas significativas, como cortar o cordão umbilical ou dar o primeiro banho. divulgue o direito deles acompanharem o parto.
Promova com os homens atividades educativas que discutam temas relacionados ao cuidado, numa perspectiva de gênero.
Facilite a presença dos pais nas enfermarias, acompanhando seus filhos internados.
0 comentários:
Postar um comentário