quinta-feira, 21 de julho de 2011

Campanha de Vacinação contra o Sarampo é prorrogada na cidade do Rio

A Prefeitura do Rio prorrogou até o dia 30 de julho a Campanha de Seguimento contra Sarampo. O objetivo e ampliar a cobertura de vacinação, imunizando o maior número de crianças. É importante que os pais levem seus filhos de 1 a 7 anos incompletos (de 12 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias) aos postos de saúde do município, contribuindo para manter a cidade livre da doença. Não há registro de casos de óbito por sarampo no município desde o ano 2000.

Até o momento, foram aplicadas 312.348 doses, o que representa 72% do esperado pela Prefeitura, que é de vacinar 434 mil crianças (95% do público-alvo). 

Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e se ela estiver atrasada, será atualizada. As crianças recebem uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias, antes do aparecimento das manchas, até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas. Cerca de 200 unidades municipais oferecem o serviço.

fonte: SMSDC

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº - Pedra de Guaratiba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21)3404-7799

Tecnologia do Blogger.