quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

DIA D COMBATE E PREVENÇÃO A HANSENÍASE

Durante todo o dia de hoje ,será realizada palestras e entregue folders explicativos em sala de espera e academia carioca .Profissionais da estratégia de saúde da família ,informando sobre combate e prevenção a hanseníase.
Ocasionada pelo bacilo de Hansen, afeta especialmente a pele e os nervos, podendo também ocasionar a perde de membros. Sua transmissão ocorre também pelo ar. O período de incubação da doença ocorre em média de três a cinco anos, e sua manifestação se dá pelo aparecimento de manchas dormentes pelo corpo, de cor avermelhada, esbranquiçada ou marrons (sintomas iniciais). Os nervos são comprometidos, podendo haver deformações em regiões, como nariz e dedos. Outras manifestações são placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações.
A doença tem cura e o tratamento é oferecido pela rede pública. O uso de antibióticos via oral é um meio para combater a bactéria. Diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais, por prevenir sequelas como cegueira e dormência de membros. Assim que iniciado, o portador deixa de transmitir a doença. No entanto, familiares e pessoas próximas a um doente também devem procurar uma unidade básica de saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família.





                                 


                               



                             

                              


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº - Pedra de Guaratiba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21)3404-7799

Tecnologia do Blogger.